segunda-feira, 15 de março de 2010

PRECISAMOS CUIDAR MAIS DAS NOSSAS CRIANÇAS

Em meu trabalho como Professora – Pedagoga – Psicopedagoga – Educadora Cristã e mesmo como mãe, percebo a dificuldade das pessoas de assumirem posturas autônomas. Principalmente os jovens deste século, a maioria parece, sem objetividade na vida e sem consistência de caráter. A Psicologia mostra que este processo inicia-se na convivência familiar. É na relação com os adultos - família que o bebê inicia a construção dos seus esquemas perceptuais, motores, cognitivos, lingüísticos, afetivos e morais.

O ambiente e a maneira como uma criança é criada – educada – ensinada são fatores determinantes na formação de sua personalidade e caráter, até mais que a carga genética, mas como está a família hoje? Que tipo de formação moral, afetiva e espiritual a família está oferecendo às crianças? Será que a família não está deixando somente para que a Escola e a Igreja se encarreguem disso? A Escola está ajudando a construir a autonomia ou sujeitos passivos e repetidores de idéias antagônicas? E a Igreja, está ou sempre foi séria demais, "carrancuda", distante? Nossas crianças e nossos jovens estão cada vez mais sozinhos e menos motivados para o encontro, o respeito, a convivência e não estão cuidando de si mesmos, e menos ainda dos outros, tendo atitudes mal educadas, agressivas, ignorando qualquer tipo de limites.

Precisamos ajudá-los para que aprendam a lidar com as emoções, com o pensar, com o sentir, com o cuidar e com a fé ao mesmo tempo. Pois não somos só matéria, temos espírito, alma e corpo. A palavra de Deus tem respostas para todas essas questões. Vamos ler mais a palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Tire uns minutos ore por todas as crianças adolescentes e jovens que você conhece.

Em Cristo.

Marla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário